Dois lados da moeda
20:07Atualmente, nos deparamos com um mundo tão capitalista, que querendo ou não, nos atinge e faz com que o consumo desnecessário de certas coisas seja cada vez mais comum no dia-a-dia de qualquer um, e organizar as finanças, controlar os gastos, se torna cada vez mais impossível quando nos deparamos a beira da tentações. Falo isso porque nos últimos dias me deparei com minha situação, que me fez ver como ando consumindo desnecessariamente, e como preciso me organizar, ainda mais agora que estou desempregada, sendo assim a situação atual de muitas pessoas por ai.
Formulando um modo de ''organização'', procurei fazer um esquema de como tentar, antes de qualquer tipo de gasto organizar seu dinheiro, e de como saber utiliza-lo.
1° Veja todas as suas dividas atuais, e tenha como meta inicial: quita-las, e durante esse tempo NÃO CRIE NOVAS DIVIDAS!
2° Depois disso: veja o quanto você recebe fixamente, ou um valor próximo do que recebe, o que você precisa pagar mensalmente, e o que você pode gastar por fora desses gastos fixos.
3° Procure guardar uma certa quantia mensalmente em uma conta bancaria, para alguma meta, ou para um caso de emergência, não precisa alimenta-lá todo mês, mas sempre que for possível.E o mais importante, e nenhuma circunstância desnecessária tire dinheiro da conta.Será também até um modo de controle com seu dinheiro.
4° E já entrando nesse contexto, quando tiver destinado seu dinheiro para cada gastos, NUNCA, em nenhuma circunstancia tire o dinheiro de um destino e o gaste com outro, mesmo que seja emergente, você vai aumentar sua divida, e assim entrar no ciclo vicioso no qual pra sair, além de demorar é muito complicado.
5° Quando for sair com os amigos, seja para festas, barzinho, etc, não extrapole o que se deve gastar, use tudo moderadamente, e só leve e gaste o que você realmente pode naquele momento, nada de pedir emprestado, ou tentar entrar nos gastos de amigos, isso é anti ético e faz com que você passe a criar uma nova divida, quando se está fugindo dela.
6°Antes de comprar algo, como : roupas, bobagens para comer, sapatos, maquiagem, assessórios, eletrônicos, analise 3 VEZES se realmente você, no momento precisa daquele objeto, ou se ele pode esperar mais um pouco, e se o valor condiz com o produto, isso é um fator essencial que no final, vai fazer uma diferença notável você mesmo, abra o guarda roupa e veja quantas peças, seja de roupa ou de sapato, você jugou necessitar, e hoje estão ai, ah seculos que você não tiram elas, nem para olhar?! Essa questão no fim, vai contar bastante no bolso.
7° E por fim, mude o foco, esqueça um pouco o quesito '' dinheiro'' opte por atividades mais diferentes, fuja da rotina, e dessa necessidade incontrolável de que para se divertir tem que gastar, e gastar muito. Pedale, sente um pouco pra conversar com os amigos, veja um filme, caminhe um pouco, tome um sorvete, coisas simples também fazem muita diferença.
PS: desculpem por não ter atualizando o blog antes, o tempo tava pouco e as ideias também.
0 comentários